É inevitável escrever textos técnicos e científicos sem referências bibliográficas. Quando escrevemos em LaTeX a maneira mais conveniente de trabalhar com referências é a criação de bancos de dados bibliográficos que são incorporados ao documento final com o utilitário BibTeX. Estes bancos de dados são arquivos texto que obedecem uma formatação e possuem extensão "bib". Para facilitar o nosso trabalho e não termos que nos preocupar com a formatação do arquivo podem ser utilizadas ferramentas específicas para trabalhar com arquivos BibTeX. Nesta postagem vamos explicar como trabalhar com o JabRef, um excelente software livre multiplataforma para lidar com arquivos BibTeX para documentos que usam a classe abnTeX (Classes LaTeX para as normas ABNT).
Antes de criarmos um arquivo e incluir qualquer referência vamos verificar algumas configurações importantes. A primeira delas é definir a codificação padrão para os arquivos através do menu "Options / Preferences". Na janela que aparece devemos clicar na opção "General" e modificar o item "Default enconding", recomendo a opção "ISO8859_15" para que os arquivos possam ser abertos tanto no Linux quanto em outros sistemas operacionais.
Um arquivo BibTeX pode possuir entradas de livros, artigos, monografias dentre outros. O JabRef possui os tipos de entradas configurados para o padrão internacional, vamos alterá-los para que fiquem mais adequados com os padrões abnTeX. Para tanto vamos acessar o menu "Options / Costumize entry types". Além das entradas existentes vamos acrescentar a entrada "monography", digitando o nome e clicando em "Add". O tipo de entrada "monography" não é um padrão internacional, mas é suportado pelo abnTeX.
Para cada tipo de entrada vamos alterar os campos obrigatórios ("Required fields") e os campos opcionais ("Optional fields"). As minhas sugestões são:
- article (artigos de periódicos):
- Campos obrigatórios: author, title, journal, year, volume, number, pages;
- Campos opcionais: month, part, section, url, urlaccessdate, note;
- book (livros):
- Campos obrigatórios: title, author/editor/organization, publisher, year, address;
- Campos opcionais: subtitle, edition, pages, number, series, isbn, volume, org-short, url, urlaccessdate, note;
- booklet (publicação sem editora):
- Campos obrigatórios: title, author/editor/organization, year;
- Campos opcionais: subtitle, edition, pages, number, volume, org-short, url, urlaccessdate, note;
- electronic (documentos eletrônicos):
- Campos obrigatórios: url, urlaccessdate, author/organization/title;
- Campos opcionais: month, year, org-short, note;
- inbook (capítulos de livros):
- Campos obrigatórios: author, title, editor/organization, booktitle, chapter/pages, publisher, address, year;
- Campos opcionais: booksubtitle, edition, number, series, isbn, volume, org-short, editortype, url, urlaccessdate, note;
- incollection (Livro de uma coletânea):
- Campos obrigatórios: author, title, booktitle, editor/organization, chapter/pages, publisher, address, year;
- Campos opcionais: booksubtitle, edition, number, series, isbn, volume, org-short, editortype, url, urlaccessdate, note;
- inproceedings (artigos e resumos de eventos):
- Campos obrigatórios: author, title, organization, conference-number, year, address;
- Campos opcionais: pages, month, publisher, booktitle, conference-location, conference-year, url, urlaccessdate, note;
- manual (normas, relatórios, catálogos, planos, apostilas de alguma instituição):
- Campos obrigatórios: title;
- Campos opcionais: subtitle, author, organization, org-short, address, edition, month, year, pages, series, url, urlaccessdate, note;
- monography (monografias):
- Campos obrigatórios: author, title, type, school, year, address;
- Campos opcionais: pages, pagename, url, urlaccessdate, note;
- masterthesis (dissertações de mestrado) e phdthesis (teses de doutorado):
- Campos obrigatórios: author, title, school, year, address;
- Campos opcionais: pages, pagename, url, urlaccessdate, note;
- misc (imagens, áudios e vídeos, não possui campos obrigatórios):
- Campos obrigatórios: author/organization/editor/title;
- Campos opcionais: howpublished, month, year, publisher, subtitle, url, urlaccessdate, pages, pagename, address, series, number, editortype, note;
- techreport (relatórios técnicos):
- Campos obrigatórios: author, title, organization/school, year, address;
- Campos opcionais: pages, pagename, org-short, url, urlaccessdate, number, month, note.
Após as configurações podemos cadastrar entradas bibliográficas clicando no botão "+" e escolhendo o tipo desejado. A personalização dos campos é interessante para facilitar o cadastro. As entradas podem possuir campos obrigatórios em branco, mas o JabRef marcará estas entradas de vermelho.
Agora vamos explicar brevemente os campos das entradas:
- address: Cidade da editora. No caso de inproceedings, se a editora não for informada será o local do evento. Se a editora for informada, deve ser usado o campo conference-location para informar o local do evento;
- author: Autor(res) do trabalho. A entrada de vários autores é feita separando-os com "and". Quando um autor apresentar sobrenome composto devemos informar o sobrenome primeiro, por exemplo, os autores "Paulo Silva Neto, Joaquim Castro" devem ser cadastrados como "Silva, Neto, Paulo and Joaquim Castro";
- booksubtitle: Subtítulo do livro em inbook e subtítulo da coletânea em incollection;
- booktitle: Depende do tipo de entrada. Para inbook é o nome do livro, para incollection é o nome da coletânena, já para inproceedings é o nome da publicação da conferência ou evento (por exemplo, anais);
- chapter: Número do capítulo;
- conference-location: Local da conferência;
- conference-year: Ano da conferência;
- conference-number: Número da conferência;
- edition: Edição;
- editor: Nome do(s) editor(es) semelhante ao campo author;
- editortype: Modifica a nomeclatura para editor;
- howpublished: Como o trabalho está disponível;
- journal: Nome da revista ou periódico;
- month: Mês;
- note: Observação;
- number: Número;
- organization: Organização. No caso de inproceedings é o nome do evento;
- org-short: Sigla da organização;
- pages: Total de páginas do trabalho (mais usado em livros, monografias) ou páginas inicial e final separadas por hífen (mais usado em artigos);
- pagename: Nomeclatura para as páginas, por exemplo, folhas seria "f.";
- part: Parte;
- publisher: Editora;
- school: Nome da instituição de ensino;
- section: Seção;
- series: Série;
- subtitle: Subtítulo;
- title: Título do trabalho;
- type: Tipo de monografia (Graduação ou Especialização);
- url: Endereço na Internet;
- urlaccessdate: Data de acesso na Internet;
- volume: Volume;
- year: Ano. No caso de inproceedings, se a editora não for informada será o ano do evento. Se a editora for informada, deve ser usado o campo conference-year para informar o ano do evento;
- Crase: para à deve ser digitado \`a;
- Acento agudo: para á deve ser digitado \'a;
- Til: para ã deve ser digitado \~a;
- Acento circunflexo: para ô deve ser digitado \^o;
- Cedilha: para ç deve ser digitado {\c c}.
Comentários
Valeu pela orientação sobre o JabRef, principalmente sobre a customização, comecei a estudá-lo agora.
Somos colegas pois trabalho no IFRR (Campus Boa Vista).
PS.: Nas sugestões de adequação no item
inproceedings - Campos opicionais - o campo "publisher" aparece duas vezes.
Mais uma vez obrigado
Guilherme
É uma satisfação saber que estou ajudando! Obrigado pela indicação da duplicidade.
Abraço.