Pular para o conteúdo principal

Referências Bibliográficas com ABNTeX e JabRef


É inevitável escrever textos técnicos e científicos sem referências bibliográficas. Quando escrevemos em LaTeX a maneira mais conveniente de trabalhar com referências é a criação de bancos de dados bibliográficos que são incorporados ao documento final com o utilitário BibTeX. Estes bancos de dados são arquivos texto que obedecem uma formatação e possuem extensão "bib". Para facilitar o nosso trabalho e não termos que nos preocupar com a formatação do arquivo podem ser utilizadas ferramentas específicas para trabalhar com arquivos BibTeX. Nesta postagem vamos explicar como trabalhar com o JabRef, um excelente software livre multiplataforma para lidar com arquivos BibTeX para documentos que usam a classe abnTeX (Classes LaTeX para as normas ABNT).

Antes de criarmos um arquivo e incluir qualquer referência vamos verificar algumas configurações importantes. A primeira delas é definir a codificação padrão para os arquivos através do menu "Options / Preferences". Na janela que aparece devemos clicar na opção "General" e modificar o item "Default enconding", recomendo a opção "ISO8859_15" para que os arquivos possam ser abertos tanto no Linux quanto em outros sistemas operacionais.

Um arquivo BibTeX pode possuir entradas de livros, artigos, monografias dentre outros. O JabRef possui os tipos de entradas configurados para o padrão internacional, vamos alterá-los para que fiquem mais adequados com os padrões abnTeX. Para tanto vamos acessar o menu "Options / Costumize entry types". Além das entradas existentes vamos acrescentar a entrada "monography", digitando o nome e clicando em "Add". O tipo de entrada "monography" não é um padrão internacional, mas é suportado pelo abnTeX.

Para cada tipo de entrada vamos alterar os campos obrigatórios ("Required fields") e os campos opcionais ("Optional fields"). As minhas sugestões são:
  • article (artigos de periódicos):
    • Campos obrigatórios: author, title, journal, year, volume, number, pages;
    • Campos opcionais: month, part, section, url, urlaccessdate, note;
  • book (livros):
    • Campos obrigatórios: title, author/editor/organization, publisher, year, address;
    • Campos opcionais: subtitle, edition, pages, number, series, isbn, volume, org-short, url, urlaccessdate, note;
  • booklet (publicação sem editora):
    • Campos obrigatórios: title, author/editor/organization, year;
    • Campos opcionais: subtitle, edition, pages, number, volume, org-short, url, urlaccessdate, note;
  • electronic (documentos eletrônicos):
    • Campos obrigatórios: url, urlaccessdate, author/organization/title;
    • Campos opcionais: month, year, org-short, note;
  • inbook (capítulos de livros):
    • Campos obrigatórios: author, title, editor/organization, booktitle, chapter/pages, publisher, address, year;
    • Campos opcionais: booksubtitle, edition, number, series, isbn, volume, org-short, editortype, url, urlaccessdate, note;
  • incollection (Livro de uma coletânea):
    • Campos obrigatórios: author, title, booktitle, editor/organization, chapter/pages, publisher, address, year;
    • Campos opcionais: booksubtitle, edition, number, series, isbn, volume, org-short, editortype, url, urlaccessdate, note;
  • inproceedings (artigos e resumos de eventos):
    • Campos obrigatórios: author, title, organization, conference-number, year, address;
    • Campos opcionais: pages, month, publisher, booktitleconference-location, conference-yearurl, urlaccessdate, note;
  • manual (normas, relatórios, catálogos, planos, apostilas de alguma instituição):
    • Campos obrigatórios: title;
    • Campos opcionais: subtitle, author, organization, org-short, address, edition, month, year, pages, series, url, urlaccessdate, note;
  • monography (monografias):
    • Campos obrigatórios: author, title, type, school, year, address;
    • Campos opcionais: pages, pagename, url, urlaccessdate, note;
  • masterthesis (dissertações de mestrado) e phdthesis (teses de doutorado):
    • Campos obrigatórios: author, title, school, year, address;
    • Campos opcionais: pages, pagename, url, urlaccessdate, note;
  • misc (imagens, áudios e vídeos, não possui campos obrigatórios):
    • Campos obrigatórios: author/organization/editor/title;
    • Campos opcionais: howpublished, month, year, publisher, subtitle, url, urlaccessdate, pages, pagename, address, series, number, editortype, note;
  • techreport (relatórios técnicos):
    • Campos obrigatórios: author, title, organization/school, year, address;
    • Campos opcionais: pages, pagename, org-short, url, urlaccessdate, number, month, note.
Quando informamos um campo com barra ("/") significa que uma das opções separadas por barra deve ser obrigatoriamente informada. Por exemplo "author/editor/organization" implica que a entrada deve conter ou "author" ou "editor" ou "organization".

Após as configurações podemos cadastrar entradas bibliográficas clicando no botão "+" e escolhendo o tipo desejado. A personalização dos campos é interessante para facilitar o cadastro. As entradas podem  possuir campos obrigatórios em branco, mas o JabRef marcará estas entradas de vermelho.

Agora vamos explicar brevemente os campos das entradas:
  • address: Cidade da editora. No caso de inproceedings, se a editora não for informada será o local do evento. Se a editora for informada, deve ser usado o campo conference-location para informar o local do evento;
  • author: Autor(res) do trabalho. A entrada de vários autores é feita separando-os com "and". Quando um autor apresentar sobrenome composto devemos informar o sobrenome primeiro, por exemplo, os autores "Paulo Silva Neto, Joaquim Castro" devem ser cadastrados como "Silva, Neto, Paulo and Joaquim Castro";
  • booksubtitle: Subtítulo do livro em inbook e subtítulo da coletânea em incollection;
  • booktitle: Depende do tipo de entrada. Para inbook é o nome do livro, para incollection é o nome da coletânena, já para inproceedings é o nome da publicação da conferência ou evento (por exemplo, anais);
  • chapter: Número do capítulo;
  • conference-location: Local da conferência;
  • conference-year: Ano da conferência;
  • conference-number: Número da conferência;
  • edition: Edição;
  • editor: Nome do(s) editor(es) semelhante ao campo author;
  • editortype: Modifica a nomeclatura para editor;
  • howpublished: Como o trabalho está disponível;
  • journal: Nome da revista ou periódico;
  • month: Mês;
  • note: Observação;
  • number: Número;
  • organization: Organização. No caso de inproceedings é o nome do evento;
  • org-short: Sigla da organização;
  • pages: Total de páginas do trabalho (mais usado em livros, monografias) ou páginas inicial e final separadas por hífen (mais usado em artigos);
  • pagename: Nomeclatura para as páginas, por exemplo, folhas seria "f.";
  • part: Parte;
  • publisher: Editora;
  • school: Nome da instituição de ensino;
  • section: Seção;
  • series: Série;
  • subtitle: Subtítulo;
  • title: Título do trabalho;
  • type: Tipo de monografia (Graduação ou Especialização);
  • url: Endereço na Internet;
  • urlaccessdate: Data de acesso na Internet;
  • volume: Volume;
  • year: Ano. No caso de inproceedings, se a editora não for informada será o ano do evento. Se a editora for informada, deve ser usado o campo conference-year para informar o ano do evento;
É importante observar os caracteres acentuados das entradas. Apesar de podermos digitar os caracteres com acentos, devemos usar a notação LaTeX para que as conversões para maiúsculas e minúsculas do abnTeX sejam feitas corretamente. As notações são:
  • Crase: para à deve ser digitado \`a;
  • Acento agudo: para á deve ser digitado \'a;
  • Til: para ã deve ser digitado \~a;
  • Acento circunflexo: para ô deve ser digitado \^o;
  • Cedilha: para ç deve ser digitado {\c c}.
Como exemplo vamos considerar o autor "José da Conceição" seguindo a notação ficaria "Jos\'e da Concei{\c c}\~ao".

Comentários

Guilherme Ramos disse…
Olá Marcos,
Valeu pela orientação sobre o JabRef, principalmente sobre a customização, comecei a estudá-lo agora.
Somos colegas pois trabalho no IFRR (Campus Boa Vista).

PS.: Nas sugestões de adequação no item
inproceedings - Campos opicionais - o campo "publisher" aparece duas vezes.

Mais uma vez obrigado

Guilherme
Marcos Ribeiro disse…
Olá Guilherme,

É uma satisfação saber que estou ajudando! Obrigado pela indicação da duplicidade.

Abraço.
Anônimo disse…
Ola Marcos, estou usando o jabref p/gerar as referencias para minha monografia feita em latex pelo editor winEdt 7.0. Na mascara utilizo o comando \cite{nome_da_referencia} que deveria mostrar automaticamente a referencia, oq nao acontece, poderia por favor me ajudar??
Marcos Ribeiro disse…
Eu nunca utilizei o winEdt e, infelizmente, não posso ajudá-lo. Tente usar o Texmaker, além de ser um ótimo editor, é de código aberto.
Anônimo disse…
Muito obrigado por este tutorial! Foi o único lugar onde consegui uma solução pra acentuação no nome dos autores. No meu caso a lista de referências ficava com as letras acentuadas em minúsculo. Eu já estava desesperado pois não conseguia resolver isso. Muito obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

Cross-compile com Lazarus no Linux de maneira fácil

Este artigo descreve como realizar cross-compile de aplicações windows sobre a plataforma Linux de uma maneira mais simples. Introdução O Lazarus é um ambiente de desenvolvimento gráfico multi-plataforma que utiliza o compilador Free Pascal. Com ele é possível desenvolver aplicações de maneira muito semelhante ao Delphi. Na documentação wiki do Lazarus existe uma descrição (em inglês) de como realizar cross-compile de aplicações windows sobre a plataforma Linux. Porém, o principal objetivo deste artigo é descrever esta tarefa de uma maneira mais simples. Instalação Neste artigo serão utilizados Kurumin 6.1, Lazarus 0.9.20 e Freepascal 2.0.4, como será usado Kurumin ( que é um descendente do debian) baixei os pacotes para .deb no SourceForge , são eles: fpc-crosswin32_2.0.4-060919_i386.deb fp-compiler_2.0.4-1_i386.deb fpc-src_2.0.4-1_i386.deb fp-ide_2.0.4-1_i386.deb fp-units-base_2.0.4-1_i386.deb fp-units-db_2.0.4-1_i386.deb fp-units-fcl_2.0.4-1_i386.deb fp-units-fv_2.0.4-1_

Criando Documentos com Códigos Fontes Coloridos

Muitas vezes precisamos inserir códigos fontes em documentos e desejamos que estes fiquem coloridos de acordo com a sintaxe da linguagem. A maioria dos editores de código fonte já realizam a coloração do código, o problema e exportar esta coloração para um editor como o LibreOffice Writer . Uma alternativa para exportar códigos coloridos é usar o SciTE . Basicamente é preciso fazer os seguintes passos: Abrir o arquivo no SciTE (o editor colore o código automaticamente); Escolher a codificação adequada no menu File > Encoding (veja se os caracteres acentuados aparecem corretamente); Exportar o arquivo para HTML no meno File > Export > As HTML... Agora é só abrir o arquivo HTML no LibreOffice Writer que o código vai estar colorido.