Pular para o conteúdo principal

Compartilhamento de scanner no Linux

Assim como uma impressora compartilhada é útil para que vários computadores possam enviar impressões remotamente um scanner compartilhado pode ser usado por outros computadores em uma rede.

Neste artigo vamos descrever como compartilhar um scanner no Linux. Consideraremos um scanner já instalado e funcionando (muitos modelos de scanner são detectados automaticamente e nem precisam ser instalados). Utilizaremos a distribuição Debian, mas em outras distribuições o compartilhamento pode ser feito de maneira análoga. Inicialmente vamos mostrar como configurar o servidor.

Configuração do Servidor

No caso do debian é necessário que os pacotes xinetd e sane-utils estejam instalados. Podemos fazer isto com o aptitude:

# aptitude install xinetd sane-utils

Para listar o scanner instalado podemos usar o comando:

scanimage -L

O compartilhamento é feito com alguns arquivos de configuração. No arquivo /etc/services deve constar a seguinte linha:

sane-port 6566/tcp

Normalmente o Debian já possui esta linha por padrão, mas é sempre bom conferir. Em seguida, precisamos configurar o xinetd para usar o saned. Isto é feito criando o arquivo /etc/xinetd.d/sane com o seguinte conteúdo:

service sane-port {
socket_type = stream
server = /usr/sbin/saned
protocol = tcp
user = root
group = root
wait = no
disable = no
}

O acesso ao dispositivo é definido no arquivo /etc/sane.d/saned.conf, este arquivo deve conter informações sobre os demais computadores que podem acessar o scanner. Basicamente, cada linha do arquivo deve conter um endereço IP ou um endereço de rede com máscara. Por exemplo:

192.168.0.1
192.168.1.0/24

O endereço IP 192.168.0.1 permite que um computador com este IP acesse o scanner e o endereço 192.168.1.0/24 permite que todos os computadores com IP entre 192.168.1.1 a 192.168.1.254 acessem o scanner.

Agora basta reiniciar o xinetd e o scanner estará compartilhado:

#/etc/init.d/xinetd restart

Agora vamos mostrar como configurar os clientes Linux e Windows

Cliente Linux

Para que um computador com Linux instalado acesse o scanner compartilhado, basta incluir o IP do computador com o scanner no arquivo /etc/sane.d/net.conf.

Cliente Windows

No Windows o scanner compartilhado pode ser acessado através do SaneTwain que pode ser obtido em http://sanetwain.ozuzo.net/.

Referências

http://chiralsoftware.com/blog/Linux-network-scanning-with-saned-9404a25b8342ba4e.html
http://penguin-breeder.org/sane/saned/
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/SANE-Compartilhe-seu-scanner-na-rede

Comentários

Leonan Trentini disse…
Desculpe a minha ignorancia, e que eu sou iniciante no linux, para eu adcionar uma linha, e so copiar e colar no final de todo o texto ou colocar em algum lugar especicico do texto?
Ultramarcos disse…
É só acrescentar no final do texto mesmo.

Postagens mais visitadas deste blog

Referências Bibliográficas com ABNTeX e JabRef

É inevitável escrever textos técnicos e científicos sem referências bibliográficas. Quando escrevemos em LaTeX a maneira mais conveniente de trabalhar com referências é a criação de bancos de dados bibliográficos que são incorporados ao documento final com o utilitário BibTeX . Estes bancos de dados são arquivos texto que obedecem uma formatação e possuem extensão "bib" . Para facilitar o nosso trabalho e não termos que nos preocupar com a formatação do arquivo podem ser utilizadas ferramentas específicas para trabalhar com arquivos BibTeX. Nesta postagem vamos explicar como trabalhar com o JabRef , um excelente software livre multiplataforma para lidar com arquivos BibTeX para documentos que usam a classe abnTeX  (Classes LaTeX para as normas ABNT). Antes de criarmos um arquivo e incluir qualquer referência vamos verificar algumas configurações importantes. A primeira delas é definir a codificação padrão para os arquivos através do menu "Options / Preferences" .

Cross-compile com Lazarus no Linux de maneira fácil

Este artigo descreve como realizar cross-compile de aplicações windows sobre a plataforma Linux de uma maneira mais simples. Introdução O Lazarus é um ambiente de desenvolvimento gráfico multi-plataforma que utiliza o compilador Free Pascal. Com ele é possível desenvolver aplicações de maneira muito semelhante ao Delphi. Na documentação wiki do Lazarus existe uma descrição (em inglês) de como realizar cross-compile de aplicações windows sobre a plataforma Linux. Porém, o principal objetivo deste artigo é descrever esta tarefa de uma maneira mais simples. Instalação Neste artigo serão utilizados Kurumin 6.1, Lazarus 0.9.20 e Freepascal 2.0.4, como será usado Kurumin ( que é um descendente do debian) baixei os pacotes para .deb no SourceForge , são eles: fpc-crosswin32_2.0.4-060919_i386.deb fp-compiler_2.0.4-1_i386.deb fpc-src_2.0.4-1_i386.deb fp-ide_2.0.4-1_i386.deb fp-units-base_2.0.4-1_i386.deb fp-units-db_2.0.4-1_i386.deb fp-units-fcl_2.0.4-1_i386.deb fp-units-fv_2.0.4-1_

Criando Documentos com Códigos Fontes Coloridos

Muitas vezes precisamos inserir códigos fontes em documentos e desejamos que estes fiquem coloridos de acordo com a sintaxe da linguagem. A maioria dos editores de código fonte já realizam a coloração do código, o problema e exportar esta coloração para um editor como o LibreOffice Writer . Uma alternativa para exportar códigos coloridos é usar o SciTE . Basicamente é preciso fazer os seguintes passos: Abrir o arquivo no SciTE (o editor colore o código automaticamente); Escolher a codificação adequada no menu File > Encoding (veja se os caracteres acentuados aparecem corretamente); Exportar o arquivo para HTML no meno File > Export > As HTML... Agora é só abrir o arquivo HTML no LibreOffice Writer que o código vai estar colorido.